1º Domingo Advento: Reconciliação

“Arrepender dos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor”.

Iniciamos neste final de semana o tempo do advento, que é o tempo de preparação para celebrar o Natal, e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico.

O tempo do Advento é tempo de reflexão aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como: a vigilância na fé; a oração; a conversão, procurando consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor; o testemunho da alegria que Jesus traz através de uma caridade paciente e carinhosa para com os outros; a pobreza interior de um coração disponível para Deus; a alegria, na feliz expectativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que Ele não falhará.

No primeiro domingo do Advento somos convidados a refletirmos sobre perdão. Para isto, o melhor caminho é a Confissão ou Reconciliação. O sacramento da Confissão é uma sincera conversão a Deus, é uma bênção.

No entanto não basta se confessar várias vezes, é preciso confessar-se e romper com o pecado. Com a graça de Deus, assim se pode seguir a frente com a consciência tranquila.

E não devemos nos esquecer que, antes de reconciliar com Deus, devemos reconciliar com os nossos irmãos. Livrar os nossos corações de todas as mágoas e espinhos, e perdoar aqueles que nos feriram ou magoaram. Devemos também pedir perdão àqueles que ferimos ou magoamos.

Uma vez verdadeiramente reconciliados, com Deus e com os nossos irmãos, nos uniremos como família e seremos nova pessoa em Cristo.

Quer saber mais sobre o Sacramento da Reconciliação? Confira o artigo especial sobre o assunto CLICANDO AQUI

(Visited 18 times, 1 visits today)