Ano do Laicato

“Ano do Laicato” – Cristãos leigos e leigas sujeitos na “Igreja em saída” a serviço do Reino.

Sal da Terra e luz do Mundo – MT 5,13-14.

A Igreja no Brasil instituiu o “Ano do Laicato” durante o ano litúrgico que iniciou em 26 de Novembro de 2017, solenidade de Cristo Rei, e irá terminar em 25 de Novembro de 2018.

Segundo a CNBB, “o ano do Laicato terá como objetivo geral: Como igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. É o chamado para sermos de Deus e aprofundar na fé.

Ser protagonista e ainda ser Cristão é ter a plena certeza de que o Reino de Deus acontece no dia-a-dia, e faz com que todos nós tornemos responsáveis em articular o ensinamento de Deus e a caridade da fé.

Jesus Cristo nos ensina a sermos protagonista da fé, ou seja, ele nos ensina uma fé libertadora, que permite que todos possa ser luz para mundo, viver a solidariedade cristã é favorecer a todos o evangelho e propagar no tempo a evangelização.

O “Ano do Laicato” para a igreja de Deus irá favorecer que todos os cristãos batizados possam exercer um papel fundamental no corpo de Cristo que é a Igreja, tomar decisões, articular a fé, proporcionar novos rumos e fazer com que a missão de sermos igreja seja mais viva e participativa, permeará a todos uma voz ativa, segundo o Santo Padre Papa Francisco é dinamizar a fé em todas as esferas da sociedade.

A CNBB, Congregação Nacional dos Bispos do Brasil, acredita que vivenciar esse ano na fé, permitir que todos os povos possam ser luz no mundo, é evangelizar, todos são convidados a ser presença de Deus, transmitir o amor e não o ódio, ter fé e não a dúvida, e buscar sempre a amorosidade.

É momento de sairmos pelo mundo e elevar a essência de Cristo, ser Cristão é insistir em uma igreja mais humana e participativa, momento de incluir o diferente, familiarizar com a diversidade e ser luz para o mundo.

Abaixo segue oração para ajudar nesse discernimento do “Ano do Laicato”, procure rezar e pedir a Deus para que esse tempo possa ser de construção coletiva e que todos possam ser tocados pela luz do Espírito Santo.

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém!

O mundo precisa de cristãos ativos, que saibam se colocar diante da adversidade e ter um olhar humano, amar sem medida e ter coragem para mudar o seu espaço e sua comunidade e mundo. Que seja um ano santo, de mudanças e de responsabilidade. Que assim seja para todo o sempre. Amém!