Campanha da Fraternidade 2017

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) definiu que os biomas brasileiros são o assunto da Campanha da Fraternidade 2017. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a campanha visa conscientizar a população a preservar o meio ambiente.

 E para ajudar a preservar onde vivemos, precisamos conhecer o sistema ecológico do nosso país.

 Afinal, o que são biomas?

Biomas são espaços nos quais são encontrados ecossistemas homogêneos. Ou seja: os animais e as plantas que vivem no espaço estão adaptados à condição geológica e climática de um local.

O Brasil tem seis biomas grandes em seu território: Amazônia, Cerrado, Pampa, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica. Cada um possui características marcantes, que facilitam a sobrevivência das espécies que ali estão.

Por que temos que preservar?

A natureza é o nosso lar, e infelizmente o ser humano está destruindo os biomas do planeta. No Brasil, não é diferente: desmatamento, queimadas, tráfico de animais, caça ilegal e tantas outras terríveis práticas estão acabando com os ecossistemas. Ninguém gostaria de ter sua casa destruída.

Deus fez um trabalho tão bonito com o nosso planeta, criando os seres vivos, e o ser humano tem destruído a obra divina de maneira tão mesquinha! É nosso dever proteger, cuidar e amar a natureza.

 

Vamos juntos rezar a ‘Oração da Campanha da Fraternidade’!

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!”

 

venda-anuncio

(Visited 107 times, 1 visits today)