Carnaval

Ao contrário do que muitos imaginam, o carnaval não é uma festa idealizada pela Igreja Católica. O festejo é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades.
No ano 590 d.C., o papa Gregório incorporou o Carnaval ao calendário das festas cristãs. Sabendo que a Quaresma é um período de quarenta dias de jejum e santificação entre a quarta-feira de cinzas e a páscoa, o Carnaval foi oficializado como uma festa que se realiza antes da Quaresma. Então, era uma espécie de “despedida da carne”. Em latim, a festa era chamada “carne vale”, que significa “adeus à carne”.

O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô (pierrot) e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro. No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.

Hoje em dia o feriado de Carnaval é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. A força do Carnaval se revela cada vez maior com o passar dos anos!
Atualmente, acontecem diversos tipos de festejos carnavalescos pelo mundo a fora, muitas vezes o que predominam nas comemorações são o nudismo e erotismo, além dos exageros e o consumo inconsciente de bebida alcoólica. Diante disso surge a pergunta: É possível que o cristão brinque e divirta-se no feriado sem pecar?

O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano, é também um ótimo momento de refletir e se preparar para o tempo da quaresma. É possível comemorar o carnaval de maneira tranquila e saudável, e não é impossível encontrar ambientes onde se toque música decente e se encontrem pessoas que querem apenas descontrair, sem necessariamente cair nos abusos. É sempre bom se reunir com familiares e amigos para festejar, principalmente quando é para louvar a Deus.

Participe do carnaval católico da Paróquia!

Acontecerá no dia 13 de fevereiro, às 14h, no salão paroquial. Improvise uma fantasia e venha se divertir, provando a todos que o verdadeiro cristão é uma pessoa alegre e que sabe se divertir.