Conheça a Capela de Santa Luzia

A Comunidade de Santa Luzia se iniciou com a doação do terreno pelo dono da Fazenda Nova Esperança, por volta de 1939. Ali foi assentado um Cruzeiro pelo Sr. Larino. Com a chegada do Padre Geraldo Matozinho Pinto em 31 de dezembro de 1946, a ainda Capela Bom Jesus dava assistência social à Comunidade Nova Esperança. Muitas penitências eram feitas no Cruzeiro. Também havia Coroações, Novenas, Reza do Terço, Folias de Reis, Ofício de Nossa Senhora, Pastorinhas, Danças, Bailes de Sanfona, Fogueiras e Procissões de São João e São Pedro.

s 4

Por volta de 1952, com a chegada de Padre Heli de Oliveira Mendes, iniciou uma melhor organização da comunidade. Com muita dificuldade, pois algumas pessoas não concordaram, Padre Heli retirou o Cruzeiro, que foi levado para São Francisco das Chagas e onde era o Cruzeiro foi construída a Capela de Santa Luzia, com a ajuda das pastorais da época, que foram reunindo as pessoas e organizando a comunidade.

Hoje a Capela de Santa Luzia já passou por reformas e está um pouco diferente da primeira capela que foi construída. É uma Capela bonita, harmoniosa e aconchegante que é mantida pela administração da Paróquia Senhor Bom Jesus e tem representatividade no Conselho Paroquial. A comunidade também cuida da Capela com muito carinho e zelo.

s 3

Na Capela de Santa Luzia hoje temos Catecismo, Grupo de Alcoólicos Anônimos, Reunião dos Vicentinos, Grupo da Terceira idade, Oficina de Oração. Em 13 de Dezembro quando se comemora o dia de Santa Luzia sempre acontece a preparação para as Festividades e término com procissão, sempre com a participação da comunidade. A missa acontece todos os domingos. É uma missa muito bonita devido ao fato da comunidade participar verdadeiramente da Santa Missa, nos cânticos e nas respostas. Para quem ainda não conhece a Capela ou ainda não participou da missa, fica o convite. A Capela Santa Luzia está na Rua Martins Alves, 772, Bairro Nova Esperança.

s 2

(Visited 742 times, 1 visits today)