Conhecendo a Catequese Infantil

CATEQUESE

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.

A Igreja de Cristo é motivada pelas pastorais. As pastorais na Igreja servem para dar vida e dinamismo, é o corpo ministerial. As diversas pastorais ajudam os fiéis na doutrina, na evangelização e em diversos contextos comunitários.

Em seu fundamento, o conceito “catequese” faz referência à proclamação da Palavra. A palavra é originária do grego “Katekhéo” que significa “fazer – ecoar”. Sendo assim a catequese tem por finalidade fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

O catecismo da Igreja Católica parágrafo 06 afirma que: “a catequese articula-se com certo número de elementos da missão pastoral da Igreja que têm um aspecto catequético, preparam para a catequese ou dela derivam: o primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária, para suscitar a fé; a busca das razões de acreditar; a experiência da vida cristã; a celebração dos sacramentos; a integração na comunidade eclesial; o testemunho apostólico e missionário”.

IMG-20160503-WA0038
Catequizandos do setor Santa Luzia

A catequese tem o objetivo de levar à comunhão com Jesus Cristo. Somente em Jesus que podemos ser conduzidos ao amor do Pai no Espírito Santo e fazer-nos participantes da vida da Santíssima Trindade.

A Igreja afirma que “a catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã”, no centro da catequese encontramos a formação evangelizadora que leva ao encontro de Jesus Cristo.

Catequizar é evangelizar, impetrar e aumentar o rebanho de Cristo, familiarizar para os fundamentos de Deus. Permite que o catequizando possa compreender, vivenciar e multiplicar o conhecimento doutrinal. Maria do Rosário Menezes, representante do setor Bom Jesus alega que a catequese contribui no caminho de fé e permite uma “verdadeira experiência de vida em comunidade”.

IMG-20160423-WA0022
Retiro do Setor Bom Jesus

Sendo assim os catequistas, os que ministram a catequese tem um papel fundamental. Paulo Pacheco é catequista na Comunidade de Santo André, e afirma que “ser catequista é ser instrumento de Deus. Levar a palavra de Deus aos ouvidos e corações de crianças, jovens e adultos, função primeira de um catequista e que, além disso, deve ser exemplo”.

O catequista deve, antes de tudo, ser modelo, tornar-se próximo das pessoas e, então, poder lhes falar de Jesus, da sua Igreja e da obra da redenção. Lenimara Salomão catequista no setor Santo André alega que “o papel do catequista é este: ensinar, testemunhar e perseverar. É trabalhar o social, a família e o humano. Catequizar é amar, ouvir e respeitar, acolher a criança em seu mundo e mostrar quão belo é quem o criou”.

IMG-20160427-WA0019
Catequista Lenimara Salomão – Setor Sto André

A catequese é a entrada à vida espiritual e comunitária. Paulo Pacheco diz que a formação de hoje precisa ecoar a voz de Deus para que aqueles que escutem esta voz se tornem “bons cristãos e bons cidadãos, dispostos a transformar a realidade em que vivem, fazendo acontecer ali um novo céu, onde a vontade de Deus prevaleça”.

Washington Ribeiro catequista na comunidade Santa Luzia, diz que “mesmo sendo imperfeitos, mas se tem talento e chamado para divulgar a palavra de Deus, não se pode ficar parado, tem que evangelizar”, ir ao encontro do outro.

Em nossa Paróquia, a catequese acontece em três setores: Bom Jesus, Santo André e Santa Luzia, fazendo com que o catequizando possa participar em sua comunidade.

No Setor Bom Jesus os encontros de catecismo acontecem todos os domingos, às 08 horas da manhã e termina com a celebração eucarística no Santuário.

O Setor Santo André se organiza todos os sábados às 08:30 horas da manhã na Capela de Santo André, localizado na Rua Mariana 1296.

E a catequese na capela de Santa Luzia acontece todos os sábados as 10 horas da manhã, localizada na Rua Silveira Martins 772.

As demandas da catequese em nossa Paróquia são enormes, repleta de projetos e atividades, sendo assim necessário a ajuda mútua da comunidade. Se você tem interesse de conhecer mais sobre a Catequese e queira participar, procure um desses setores, faça uma experiência e converse com o nosso Pároco Padre Clésio.