Conhecendo a Pastoral da Comunicação – PASCOM

Caso alguma vez já tenha ouvido falar sobre PASCOM, deve ter ficado curioso, não? Principalmente hoje, que estamos ouvindo esse termo com mais frequência em nossa comunidade. Mas o que será a PASCOM? Tem a ver com Páscoa? Com Paz? É apenas o povo que fica tirando fotos de tudo que acontece na igreja pra postar no Facebook?

A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se, seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão e Internet, ou através das redes sociais.

Uma das funções da PASCOM é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a PASCOM trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Instrução Pastoral AETATIS NOVAE, cita que “o trabalho dos meios de comunicação católicos não é só uma atividade complementar que se vem juntar às outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja. Não é suficiente, também, ter um plano pastoral de comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, uma contribuição a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa” (Aetatis Novae, 1992, n. 17).

Todos nós devemos procurar espalhar a palavra de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. Logo, mesmo não fazendo parte efetivamente da PASCOM, cada um de nós tem o papel evangelizador quando agimos baseados no ensinamento “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Mas a Pascom é quem auxilia nessa missão como facilitadora das relações, ajudando na construção de uma comunidade unida e fraterna, com crescente espiritualidade, na construção de um mundo melhor.

A PASCOM NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS

A Pascom surgiu na nossa paróquia há um ano, quando o nosso pároco, Padre Clésio teve a idéia de criar um site para a Paróquia e convidou algumas pessoas para lhe ajudarem nesta tarefa, nasceu da força de vontade destas pessoas a Pascom.

Sendo a pastoral caçula de nossa paróquia, ainda está buscando alcançar todos os seus objetivos que poderiam ser sintetizados em 3 verbos: comunicar, evangelizar e integrar. A comunicação vem acontecendo através de publicações no site, no facebook, no canal do youtube, mensagens do whatsApp e ainda lembretes no final das celebrações.

E já que temos todos estes canais, a Pascom os utiliza para evangelizar, levando a palavra de Deus para todos, aonde estiverem. E o último verbo, integrar, vem sendo construído numa relação de parceria dos grupos e movimentos entre si, e também destes grupos e movimentos com a Paróquia e com a comunidade.

Atualmente a Pascom conta com 16 (dezesseis) membros, que se revezam na produção e publicação de artigos nos site, no WhatsApp, no facebook; sempre empenhados na missão que é própria de todos os cristãos, evangelizar.

E caso você esteja pensando: “Ah… Mas não sei nada sobre comunicação…”, engana-se!
Por acaso você participa de equipe de canto, catequese, liturgia, encontro de jovens ou simplesmente participa da missa? Então você também é um comunicador da palavra de Deus.

CONTATOS PASCOM

e-mail: pascom.bomjesusbh@gmail.com

WhatsApp: (31) 9 8720 7723

(Visited 5.857 times, 1 visits today)