Conhecendo a Pastoral do Batismo

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.

O sacramento do Batismo é o fundamento de toda vida cristã, dele emerge todos os demais sacramentos existentes na Igreja, que são considerados como a graça de Deus e o cuidado com a humanidade. Pelo Batismo somos emersos na vida cristã.

Ao recebermos o sacramento do Batismo, transformamo-nos de criatura para filhos amados de Deus. É o sacramento da comunhão com todos os cristãos. Neste sacramento inicial da vida cristã, o fiel é incorporado ao corpo celestial de Cristo. Jesus é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Jesus disse aos seus discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28, 19-20).

O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. É isso que nos diz São Paulo: “Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo” (Gl 3, 27-28)

Para a direção do sacramento do Batismo, existe a Pastoral do Batismo. A Pastoral ministra um encontro de espiritualização sobre o Batismo à luz da pregação da Boa Noticia. O conceito da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre a importância do batismo e dos demais sacramentos (confissão, primeira eucaristia, crisma, matrimonio, ordem e unção dos enfermos).

Hoje, o valor pastoral segue no intuito de mostrar que o batismo seja cada vez aquém de uma prática puramente tradicional e social, e que torne cada dia com a preparação fecunda, a entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e do seu sagrado Evangelho.

Antes de tudo deve-se ter plena certeza e conhecimento de que a graça batismal é um fato rico que produz o surgimento para Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e santuário do Espírito Santo.

A pastoral promove encontros de formação, com pais e padrinhos, visando à recepção do Batismo. A participação é obrigatória para a realização do batizado.

Gilberto Alves, coordenador da Pastoral do Batismo na nossa Paróquia Senhor Bom Jesus, afirma que o encontro de preparação considera a doutrina da Igreja, a vivência da fé cristã e a celebração do batismo. Seu desígnio é apartar sempre o sentido do Ministério Pascal em nossa vida e o compromisso que devemos ter como cristãos no mundo de hoje.

A Pastoral deve ser acolhedora, sendo assim Gilberto, defende que além de catequizar, a pastoral tem o dever de “acolher, instruir e animar os pais e padrinhos para viverem as graças que aspiraram no Batismo” e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade.

foto 1
Sônia e Gilberto integrantes da Pastoral do Batismo

Em nossa Paróquia, a Pastoral é responsável pela evangelização no curso de formação familiar e pela celebração do sacramento do Batismo. A celebração acontece todo o 4° domingo do mês, devendo as famílias previamente procurarem a secretaria paroquial para fazerem a inscrição e receberem informações.

Faça parte das Pastorais em nossa Paróquia, viver em comunhão com a Igreja, caso tenha interesse em conhecer mais a Pastoral do Batismo, procure os seus representantes ou converse com nosso Pároco Padre Clésio.

 

PASTORAL DO BATISMO:

ENCONTROS: Sábado que antecede o 4° domingo do mês – Curso preparatório

4° domingo do mês – Celebração do Batismo

COMO PARTICIPAR: Procure o nosso Pároco, Padre Clésio

(Visited 387 times, 1 visits today)