Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo,  é a festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Esta celebração começou no século 13, no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Foi a partir da visão e da cobrança de Jesus que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que é conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa para toda a Igreja.

O dia de Corpus Christi, é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e consta de uma missa, seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida. A adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, nas palavras do Papa Bento XVI: “Convida-nos a contemplar o mistério supremo da nossa fé: a Santíssima Eucaristia, presença real do Senhor Jesus Cristo no Sacramento do Altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico, na oração da consagração, ele repete: “Este é o meu corpo (…) este é o meu sangue”. Ele empresta sua voz, as mãos e o coração a Cristo, que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja”.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

A Igreja aconselha e exorta todo cristão a adorar, agradecer e louvar a Nosso Senhor Jesus Cristo na preciosa Eucaristia sempre e em especial no dia dedicado ao Corpo de Cristo.

Em nossa Paróquia teremos uma programação especial nesta quinta-feira, participe!