Dízimo: Dúvidas e Curiosidades

O QUE É DÍZIMO?

O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal, mas também como direito em relação á manutenção da vida, da igreja local, onde vive sua fé. O dízimo é compromisso de cada cristão.

DÍZIMO x OFERTA

Dízimo é devolver a Deus com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que ele próprio nos dá como primícias da nossa renda. O dinheiro arrecadado com o dízimo tem destino certo: A igreja de Jesus Cristo, para a realização da obra de Deus de acordo com um plano pastoral, que abrange a dimensão religiosa, social e missionária. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares.

Já a oferta é livre, não tem momento certo. Depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece. As ofertas se destinam geralmente para a realização das obras complementares, ou para alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da igreja, como acréscimo ao dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial.

PRA QUE PAGAR DÍZIMO?

O dízimo aponta em seu propósito, para quatro elementos: para Deus, para o Próximo, para a Criação e para Nós mesmos.

– PARA DEUS = Reconheço que Deus é o proprietário de tudo aquilo que possuo.

– PARA O PRÓXIMO = É uma amostra de nossa generosidade, que nos faz crescer por dentro, educa no amor e contribui, para a verdadeira união.

– PARA A CRIAÇÃO = Nos mostra livres das coisas materiais, é um convite para que caminhemos sem apegos e sem cair na escravidão do materialismo.

– PARA NÓS MESMOS = Nos permite ver o irmão necessitado e nos afasta do pecado insaciável da ganância.

QUANTO DEVO PAGAR DE DÍZIMO?

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.”

(2Cor 9,7)

Deus não quer que deixemos de comprar alimentos, de pagar a conta de água e luz para pagar o dízimo. Devemos dar conforme as nossas disponibilidades. Quem pode dar 10% do seu salário, deve dá-lo. Mas quem pode dar 10%, não deve dar menos.

O DÍZIMO, PARA ONDE VAI?

O dízimo é utilizado em 3 dimensões:

– DIMENSÃO SOCIAL: Graças ao dízimo, as paróquias e comunidades de fé podem cuidar dos pobres: “O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres […]” (Gl 2,10).

– DIMENSÃO MISSIONÁRIA: Sustenta materialmente as ações de evangelização, que levam a mensagem de esperança, o Evangelho de Jesus Cristo, a muitas pessoas.

– DIMENSÃO ECLESIAL E RELIGIOSA: Torna possível o investimento em espaços celebrativos e comunitários, além da formação e capacitação dos agentes pastorais e cumprimento dos compromissos financeiros.

Procure a Pastoral do Dízimo e seja Dizimista

51 Total de visualizações 1 Visualizações hoje