FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

O dia Dedicado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi celebrado na Paróquia Bom Jesus, com Missa Festiva às 11h, com participação da Guarda Feminina do Congo Nossa Senhora do Rosário.
Junto com as festividades pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorou-se também o dia das crianças com benção especial para todas as crianças que estavam presentes no Santuário; além de 1 ano de investidura dos primeiros coroinhas da Paróquia.

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Depois de muitas tentativas sem pescar nada, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual fez um oratório simples aonde reunia a família e vizinhos todos os sábados.
Mas a fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil, e ganhando cada dia mais devotos, até que em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

DO CONGADO:
Durante a Celebração, um dos integrantes da Guarda Feminina do Congado, explicou a origem deste movimento, o qual infelizmente ainda é visto por algumas pessoas de forma preconceituosa.
A origem do congado remota à época em que os negros não podiam entrar nas Igrejas Católicas. Desta forma, os negros católicos, louvavam os seus santos de devoção (de forma especial Santo Expedito e Nossa Senhora do Rosário) na porta das Igrejas, com muita música e devoção.
O Rosário, um dos símbolos do congado, representa a união, aonde cada conta do rosário representa um congadeiro.

Veja aqui as fotos