favicon

PARÓQUIA BOM JESUS

Situado no Bairro Bom Jesus, região noroeste de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, o Santuário Senhor Bom Jesus possui uma comunidade atuante e de grande tradição religiosa.

Pessoas de hábitos simples e intensa religiosidade, os moradores do bairro sempre gostavam de se reunir em grupos de oração. Assim, o movimento religioso foi se fortalecendo e os moradores tiveram a ideia da construção de uma capela. Ao receber um terreno como doação feita por um morador da região, a comunidade local, através de campanhas para arrecadar fundos, se mobilizou para a construção da primeira igreja do bairro. Deste esforço, no ano de 1942, sob as bênçãos do Cardeal Dom Antônio dos Santos Cabral, foi inaugurada a Paróquia do Senhor Bom Jesus, tendo como Pároco, Padre Heli de Oliveira Mendes, que aqui dedicou seu trabalho sacerdotal por trinta e nove anos.

Com o crescente aumento de fiéis, surgiu a necessidade de se construir uma igreja maior. Em 1951, foi aprovada a planta da nova matriz que teve sua inauguração no dia 4 de setembro de 1983, recebendo, no dia 11 de fevereiro de 1988, do, então, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, D. Serafim Fernandes de Araújo, hoje, Cardeal e Arcebispo Emérito de Belo Horizonte, o título de Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus.

Sob recente administração do pároco, Pe. Clésio Ribeiro dos Santos, o Santuário, hoje, além de continuar contando com intensos esforços e trabalhos primorosos de moradores veteranos, ganha sangue novo através da participação maciça de jovens e crianças nas celebrações eucarísticas e nos eventos promovidos pela paróquia.