Importância de Pentecostes

Neste domingo celebramos a Solenidade de Pentecostes (a palavra tem origem grega e significa quinquagésimo), um marco importante do Evangelho. Este acontecimento consolidou por completo a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e a partir dele, os apóstolos começaram a espalhar a Palavra por todo o mundo.

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6)

Foi através da terceira parte da Santíssima Trindade (Espírito Santo) que os apóstolos obtiveram dons que foram essenciais para o trabalho missionário que fizeram, como a capacidade de falar em outros idiomas, além de fé, sabedoria, liderança, temor a Deus, curas e milagres. A própria Igreja relembra, nessa solenidade, sua missão de evangelização por toda a Terra.

O Pentecostes é um momento de reflexão sobre o papel do Espírito Santo em nossas vidas. Será que estamos deixando Ele agir em nossa caminhada? Temos um relacionamento próximo com Ele? Qual o nosso papel como cristãos? Rezemos para que o Espírito Santo desça sobre nossas vidas cada vez mais!

ORAÇÃO

“Ó Luz do Senhor que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permanece em nós!”.

Vem Luz maravilhosa e nos conduz no caminho do Amor, para que juntos com os irmãos em Cristo, possamos construir um mundo mais agradável para todos. Conduzi-nos bem animados nessa caminhada, juntamente com a proteção da Mãe Maria.