Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu em outubro de 1717, quando Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

O povo decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações.

Durante os quinze anos seguintes a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e outros milagres começaram a acontecer por aqueles que oravam diante da santa.

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Em 1955, houve a necessidade de um local maior para os romeiros, desta forma deu início a construção da Basílica Nova.

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus, e sagrando solenemente aquele grandioso monumento. A partir de então, a festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida passou a ser celebrada no dia 12 de Outubro, sendo decretado feriado nacional no Brasil.

Em 2017 foram registrados cerca de 13 milhões de peregrinos em visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Pessoas que buscam a benção e a proteção, pessoas que se ajoelham para agradecer as graças alcançadas, pessoas que querem reencontrar a paz interior, pessoas que louvam e demonstram o seu amor a mãe Aparecida, pessoas que pedem a cura, pessoas que acima de tudo acreditam e têm fé.

Estar diante da mãe Aparecida é estar diretamente conectado ao nosso Deus que nos criou e amando-nos dando o seu Filho para morrer por nós, mas também nos deu uma mãe para cuidar de seus filhos ajudando-os na caminhada para a salvação. E é por este amor de mãe que recebemos todos os dias que devemos celebrar.

Viva a Mãe de Deus e nossa! Viva Nossa Senhora Aparecida!

(Visited 52 times, 1 visits today)