Santo André

SANTO ANDRÉ

No dia 30 de novembro a igreja celebra o martírio de Santo André.

Santo André é conhecido como apóstolo da alegria e coragem. Foi em Acaia, cidade em que fundou várias igrejas, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X.  Ele enfrentou a morte, sem medo, dizendo as seguintes palavras:

“Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti, receba o que por ti me salvou!”.

A Capela Santo André, rua Mariana -1296, se integra à Paróquia do Senhor Bom Jesus a mais de 20 anos e tem uma história muito interessante, fruto da devoção de um antigo padre da Paróquia e do trabalho de vários membros da comunidade. Padre Ramiro José Gregório percebeu a necessidade da construção de uma Capela para atender a região do Bairro Santo André, mediante a extensão territorial de nossa Paróquia.

Santo André Apostolo é um dos grandes exemplos de fé, seguindo a palavra e os ensinamentos de Cristo, oremos a esse santo mártir!

Oração a Santo André

“Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro apelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu. Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos, obtém para nossa pobreza o mesmo milagre. Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino. Testemunha da boa-nova que tua voz levou até as extremidades da terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino. Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus. Amém!”

História de Santo André

Era filho de um pescador da Galiléia de nome Jonas e era irmão de Simão Pedro. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Foi o primeiro apóstolo de Jesus. Ele é mencionado no novo testamento como estando presente nos mais importantes  evento da vida e missão de Jesus.

Aparece no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressussitado, testemunhou a Ascenção e recebeu o primeiro Pentecostes.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi alí também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local. Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de “X”.

Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa.

Fonte: a12.com