Solenidade Epifania do Senhor

A Epifania do Senhor é a festa que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias – Filho de Deus e Salvador do mundo. Esta primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém, e ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante dele e o adoram. Mago, quer dizer sábio, talvez foram os primeiros a estudar astronomia no mundo, por isso viram o surgimento de uma estrela diferente e se colocaram a caminho para encontrar o que ela indicava.

Os reis vieram de lugares diferentes e se encontram buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz diferente no céu. Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur na Caldéia, é ele quem oferece o ouro. Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio, é ele quem oferece o incenso. Baltasar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico, é ele quem oferece a mirra.

Nos magos do oriente está o ser humano que, na luz da estrela, vai até Cristo para adorá-lo em sua humanidade. Os três reis representam as raças e os povos de todo o mundo. Por isso, a Epifania recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus. Jesus é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após encontrarem o Menino a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde se encontrava a verdadeira luz que é Deus.

A Epifania é a manifestação de Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo. A manifestação aos Magos foi a primeira Epifania do Senhor, as outras foram no momento do Batismo, quando o Pai revela que Jesus é seu Filho amado (Mt 3,17). A Epifania no início de sua vida pública, nas bodas de Caná (Jo 2,1-11). E a Epifania na Cruz, quando o centurião romano diz: “verdadeiramente este era o Filho de Deus”(Mt 27,54).

A festa da Epifania é a grande celebração da Salvação Universal de Deus. Os Reis Magos representam os homens de todos os tempos que desejam ir ao encontro de Cristo, e que são capazes de o ver e o acolher como o Deus que veio para trazer libertação para a vida de todo o povo, como reza o Salmo 72:

“Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações (Sl 72, 10-11)

Fonte: www.a12

(Visited 48 times, 1 visits today)